In this illustration, I took as reference the photograph of Ruth Orkin (1921 – 1985) taken in Florence in 1951. It´s part of the series entitled “An American Girl in Italy”, an essay that features Ninalee Craig as a character. Ninalee has talked about the moment captured in the photograph as an independent woman being appreciated, but that’s not the feeling the image evokes in me. It brings me the feeling that the street, the public space, is not a safe place for a woman unaccompanied by a man, male harassment is a constant. In my creative flow, I understood that this would be a good image to create connections with the phrase “this city is also mine”, which I photographed several times through the streets of Porto Alegre. First I made a collage and then I transformed the image into a drawing. The illustration became a pasteup, which I put in the streets of Porto Alegre-RS with the collective Mulherio Urbano. Acrylic and nankin, A4 canson paper, 2019.
PT-BR: Nessa ilustração, tive como referência a fotografia de Ruth Orkin (1921 – 1985) realizada em Florença em 1951. Ela faz parte da série intitulada “An American Girl in Italy”, um ensaio que tem Ninalee Craig como personagem.
Por mais que Ninalee tenha falado sobre o momento registrado na fotografia como uma mulher independente sendo apreciada, não é esse sentimento que a imagem provoca em mim. Ela traz a sensação de que a rua, o espaço público, não é um lugar seguro para uma mulher desacompanhada de um homem, o assédio masculino é uma constante. Em meu fluxo criativo, entendi que essa seria uma boa imagem para criar conexões com a frase “essa cidade também é minha”, que fotografei diversas vezes pelas ruas de Porto Alegre. Por meio do instagram, tive a oportunidade de conhecer a artista que criou essa frase e sua história, ela assina como tk e prefere não ser identificada. Primeiramente realizei uma colagem e depois transformei a imagem em desenho. A ilustração se transformou em um lambe-lambe, que colei pelas ruas de Porto Alegre-RS com o coletivo do qual faço parte, Mulherio Urbano. Tinta acrílica e nanquim, papel canson A4, 2019.