Nesse final de semana fui conhecer e fotografar a Ilha das Pedras Brancas, ou Ilha do Presídio, no Guaíba, entre a cidade de Guaíba e Porto Alegre. No meu trabalho de conclusão de curso estou fotografando lugares abandonados e bailarinas, mas o resultado final disso ainda não está pronto, então vou postar as outras fotos que fiz lá. A ilha contém as ruínas de uma penitenciária de segurança máxima dos anos 50. Antes disso foi usada como laboratório para pesquisa da peste suína e também como depósito de pólvora. Durante a ditadura o presídio abrigou presos políticos, nos anos 80 foi desativado devido a denúncias de torturas que aconteciam no local. Hoje o lugar está em ruínas, é muito bonito mas falta cuidado, está realmente abandonado. Eu acho que é um pedaço da nossa história que está sendo esquecido e deixado de lado, como muitos outros. O projeto é transformar o local em um ponto turístico, com passeios regulares, como já funcionou uma vez. Eu adorei o lugar, é ótimo pra fotografar, espero que em alguma hora haja um cuidado maior com nosso patrimônio histórico.
Aqui tem um pouco da história do lugar, com pessoas que foram presas lá contando sua história, muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=zx2QEkTZ9e8
Para fazer meu trabalho dependo da colaboração de muitas pessoas, e só tenho encontrado gente boa e disposta a ajudar. Obrigada Giulia por ter posado pra mim, Elio por ter nos levado até lá, e Valmir por ter possibilitado essa visita. =)